terça-feira, 27 de abril de 2010

Características gerais dos seres vivos à célula como parte deles

Há muitos seres vivos no planeta e a maioria deles apresenta características comuns, como o metabolismo, a organização celular, composição química, adaptação, evolução e ciclo de vida.

Os seres vivos são semelhantes em sua composição. Substâncias como água, açucares, gorduras, proteínas, ácidos nucléicos(moléculas que contém a informação genética dos seres vivos), vitaminas e outras fazem parte de sua composição química. O metabolismo é um conjunto de processos químicos que permite o ser vivo realizar as funções vitais, como respiração, crescimento e reprodução, para obter energia. Todo o ser vivo adapta-se ao meio em que vive, com isso vem sofrendo adaptações há bilhões de anos. Esse processo é chamado evolução ou adaptação das espécies. Não há espécie mais evoluída que a outra, existem espécies mais ou menos recentes ou complexas.

A unidade fundamental dos seres vivos é a célula e todos o apresentam, ela é capaz de realizar as reações químicas do metabolismo. A organização celular divide os seres vivos em unicelulares e pluricelulares, sendo o primeiro seres formados por uma célula só e pluricelulares formados por duas ou mais células. No segundo caso, as células semelhantes agrupam-se formando os tecidos, que assim agrupando-se também formam os órgãos e o conjunto de órgãos é o sistema.

O conjunto de fases da vida que inclui as etapas tais como nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte, é chamado de Ciclo da vida. A reprodução, etapa mais importante, é o que permite aos seres vivos que dêem origem aos seus descendentes e pode ser dividida em assexuada e sexuada. Na assexuada, o ser vivo dá origem a outro ser, com características iguais e a sexuada é a combinação do gameta feminino com o masculino, gerando um novo ser vivo.

A célula como parte do ser vivo é a menor unidade estrutural, funcional e genética. Estrutural porque compõe o corpo de todos os organismos vivos, funcional porque realiza as funções de um organismo, como respirar, crescer e se reproduzir e genética porque cada célula contém informação hereditária, a qual é transmitida aos seus descendentes quando se reproduz.

Todos os assuntos abordados no meu texto são contextualizados não só na minha vida, como em todos os seres vivos, desde a organização dos seres vivos até a célula como parte de nós. É um assunto bem abordado no colégio, devido a sua importância e nos ensina o funcionamento de nosso corpo e mais várias coisas.

3 comentários:

  1. Mila, achei legal que tu abordo o assunto "seres vivos" e nele tu dividiu em características. É legal pois já que a biologia remete ao estudo da vida, a qual outro assunto, dentro deste, poderíamos tratar com mais ligação se não, nós mesmos?

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu texto ! O que mais me chamou a atenção foi o assunto sobre a composição dos seres humanos, onde contém informações que eu não tinha conhecimento , e sem conta que o texto está muito bem organizado! parabéns pela coluna.

    ResponderExcluir
  3. Boa escolha ao falar do ciclo da vida, afinal hoje em dia ele é um dos assuntos mais falados da biologia já que deixou de ser relacionado somente a ciência. Hoje em dia, ele é levado até como um aspecto sociologico, já que de uma maneira simplificada resume a nossa tragetória na terra.

    ResponderExcluir